Toda mulher tem suas maquiagens e gosta desse universo feminino. Algo que faço todos os anos é dar uma olhada na validade dos produtos. Usar maquiagem vencida pode fazer mal a saúde, fique de olho e jogue fora os produtos vencidos. Pessoas com pele sensível deve redobrar a atenção,  pois o fabricante não garante mais os resultados ou consequências não agradáveis que pode resultar para quem estiver usando.

Aqui as datas de validade média dos principais cosméticos de maquiagem:

3 meses

Máscara, creme para a região dos olhos

 

6 meses
Base, cremes hidratantes para o rosto, demaquilante8 meses
Corretivo

12 meses

Pó, sombra, gloss, batom, blush (creme), lápis (olho, sobrancelha, lábios), delineador, tônicos de rosto, filtro solar

24 meses

Blush (pó), pó bronzeador

* Vale lembrar que produtos artesanais e/ou naturais duram menos que os produtos industrializados, que têm outras formas de conservantes.

Preste atenção com relação aos produtos que compramos fora do Brasil. Nem em todos os países as marcas são obrigadas a colocar a data de validade no potinho, mas elas colocam outras informações. Os produtos da MAC, por exemplo, têm a validade estimada em meses (“24M” equivale a “24 meses”, ou 2 anos).

Fique atento ao local de armazenamento, produtos no banheiro podem estragar antes da validade, pois é um ambiente úmido. Um bom lugar para guardar é na penteadeira, longe de humidade, de muito sol e calor ou talvez dentro do guarda roupa.

E aqui vale a pena dizer, duas vezes por ano, eu analiso minhas maquiagens faço doação ou descarto o que saiu da validade ou estragou. Não guarde um produto apenas porque foi caro ou porque tem algum apego emocional. 

Share this story

COMMENTS Expand -
ADD A COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado.