Sempre temos gente perguntando sobre fotografia, melhor equipamento para se comprar, lentes, acessórios e etc. Vamos esclarecer que são dicas segundo o meu ponto de vista como fotógrafa e dicas que eu acho que serão válidas para você que quer começar a fotografar ou comprou uma câmera e não sabe por onde começar.

IMG_2404

1. O que você mais se identifica?

Primeiro de tudo acredito que você precisa fotografar aquilo que ama. Não adianta você fotografar algo que não se identifica, certo? Eu acredito que se a pessoa quer fotografar, casamento, aniversários, batizados, festas infantis, new born, 15 anos e tudo que vier não seja uma boa ideia, muito provável que você não consiga fazer tudo com excelência. Escolha um estilo, um público e se aprofunde nele.

2. Estude, estude e estude

Escolhido o estilo agora é hora de estudar. Renata preciso fazer uma faculdade ou curso específico de fotografia? Olha, eu acredito que se você estiver focado no que quer, vai achar muito conteúdo bom e verídico na internet, no youtube e em workshop. No meu caso eu não fiz curso nem faculdade na área, nem o Felipe. Conheço várias pessoas que fizeram curso em instituições muito famosa e saiu de lá dizendo que jogou dinheiro fora.
Compre livros, existem muitos livros bons, vou fazer um post sobre isso. Tem muitos filmes e documentários ótimos para se assistir, aprender e estudar.

3. Compre uma câmera

Qual câmera escolher para quem esta começando é complicado dizer, hoje eu diria a mais top do mercado, hahaha. Mas olhando por outro lado acredito que não precisa começar com uma full frame, uma DLSR já esta bom. Tem muitas pessoas que começam com uma t5i + 18-55 e um flash 430EXII e é um bom começo sim. Nós começamos com uma 60D+50mm 1.8 e ela era lindona e muito útil (somos fãs das lentes fixas). Cartões de memória sempre de 16gb. Recomendo que leve alguns dos principais fatores em conta na hora de escolher a câmera: qualidade da lente, qualidade do sensor, preço, variedade de lentes para o modelo de câmera e valor de revenda.

4. Conheça seu equipamento

Não dá para querer uma fotografia profissional se a pessoa não sabe nem mexer na câmera. No youtube tem muito reviews sobre câmeras pra que serve cada botão, cada função e como e porque usar cada um deles. Estude isso lendo, vendo e praticando com sua câmera. Acredito muito que a câmera não faz o fotografo, independentemente do equipamento que escolha comprar, isso não definirá você pra sempre. O que vale é o seu olhar, sua sensibilidade de observar o que tem ao seu redor e a habilidade registrar com sua essência e estilo. Após treinar tudo isso, ter uma câmera top só ira acrescentar e daí sim ajudar a você como fotógrafo profissional.

 5. Fotografe

De início vale a pena começar com a família e amigos. Aproveite os finais de semana e vá a um lugar aberto para por em prática aquilo que aprendeu. Você só vai saber se entendeu o que estudou se colocar em prática. Não economize nos cliques, se tiver dúvidas pergunte, estude e tudo irá se ajeitando.

6. Edição

Após conseguir uma foto que considere dentro do que você vai trabalhar é necessário saber mexer em um ferramenta de edição, como o Lightroom ou Photoshop. Hoje nossas edições são bem mínimas, mas é necessário saber e entender dessas ferramentas de edição, porque no início nem tudo são flores e as fotos não sairão perfeitas da câmera.

7. RAW

Mas que raio de RAW é esse? O RAW nada mais é do que o negativo da foto. Quando você começar a tratar as fotos no Lightroom ou Photoshop perceberá que a foto em jpeg é muito limitada. Fotografando em RAW você terá infinitas possibilidades na hora da edição, oferecendo uma foto com qualidade. Você terá arquivos mais pesados, precisará de mais memória e armazenamento maior, porém vale o investimento.

8. Divulgar

Divulgação na fotografia se resuma a uma palavra: indicação. Nosso sucesso e automaticamente indicações dependem exclusivamente do nosso relacionamento que temos com nossos clientes. A famosa indicação que é a melhor propaganda do seu trabalho. Portanto, sempre trate com muito carinho, respeito e profissionalismo seus clientes, pois se eles gostarem certamente indicarão para muitos amigos.

9. Portfólio

Com o tempo você fará fotos melhores e melhores. Escolhas os seus melhores trabalhos, aqueles que mais acredita que é o seu foco. O portfólio deve refletir seu estilo, seu olhar e seu trabalho final. Ter um bom portfólio aumenta suas chances de começar a fotografar com profissionais e assim adquirir experiências. Preze sempre pela qualidade e não pela quantidade. A excelência do seu trabalho determinará seu futuro.

10. Auto-confiança

Talvez você não tenha todo o apoio que gostaria, talvez alguns duvidem que isso pode dar certo, porém não coloque seus olhos nisso, foque naquilo que você quer ser. A auto-confiança esta aí dentro de você, não a abandone. Estude, pratique, corra atrás dos seus sonhos e na hora de fotografar será fácil, pois você saberá o que esta fazendo. Confie e acredite!

** Trabalhar com fotografia hoje é melhor profissão que poderíamos escolher. Você faz amizades para a vida toda, conhece pessoas incríveis, viaja o mundo e registra momentos que não voltam atrás. Só quem vive disso sabe o sentimento. **

 

Acompanhe nosso trabalho de fotografia em Portugal e no mundo todo Casal Original.

Share this story

COMMENTS Expand -
ADD A COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado.