Se tem algo que devemos cuidar como fotógrafos, são nossos equipamentos, nosso trabalho, nossa fonte de renda e sabemos o valor de cada item que possuímos. Por isso resolvi juntar algumas informações para que não precisem mais se preocupar com lendas e dúvidas sobre isso.

Sempre que chegamos em casa dos eventos, no outro dia, eu guardo e limpo todos os equipamentos. Tudo fica no seu devido lugar, organizado e limpo. Determine um lugar apenas para guardar seus equipamentos, isso ajuda.

Como armazenar?

A cidade de Curitiba, onde moro, é uma cidade bem úmida, ou seja, o lugar perfeito para proliferação de fungos. Ter uma lente invadida por fungos é muito ruim para o funcionamento futuro do equipamento. Além do mais a quantidade de fungos pode interferir nas fotos feitas com a lente afetada.

Como evitar?

1] Controle a umidade 
Umidade demais dá lugar aos fungos e umidade de menos estraga sua lente. Você vai precisar de sílica gel ou qualquer outro produto de controle de umidade e um higrômetro.

2] Não deixe a lente em contato com materiais orgânicos
Evite locais com poeira, como estantes de madeira, cases de couro, etc. Uma estante fechada de vidro é a mais indicada, ou uma caixa transparente fechada.

Lembre-se que controlar a umidade é importante, não necessariamente se livrar dela. Se você tira muita umidade do espaço onde guarda suas lentes elas também podem se danificar, umidade de menos também faz mal. 

Minha lente já tem fungos, e agora?

Se seu equipamento já foi invadido pelos fungos, leve até uma assistência técnica pois em muitos casos uma limpeza mais profunda pode salvar sua lente.

Dicas úteis:

  • Guarde seus equipamentos em sacos plásticos ou em potes transparentes, junto coloque saquinhos anti-umidade.
  • A umidade deve ficar entre 35% a 50% independente do produto que você use para isso.
  • Não guarde suas lentes nos saquinhos de couro que vem junto com ela quando você compra. Couro não é um bom material para isso.
  • Materiais seguros como plástico, vidro, metal, são as melhores opções para armazenar corretamente.
  • Deixar o equipamento no sol não resolve nada, isso é mito. Pois nas objetivas modernas, especialmente nas de melhor qualidade, a coisa ficou complicada. Graças a aplicação de multiplas camadas (multi-coated), não ocorre mais penetração de luz UV de 400nm nas objetivas, o que torna ineficaz esse tipo de tratamento anti-fungo.

Acompanhe nosso trabalho de fotografia em Portugal e no mundo todo Casal Original.

Share this story

COMMENTS Expand -
ADD A COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado.