MENU
EUROPA

Casal Original Fotografia
hello@casaloriginal.com
+351 967 308 257

O que você precisa saber antes de definir seu buffet

A parte mais lembrada e esperada pelos convidados é o buffet, é algo muito importante que consome em média 50% do orçamento do casal e precisa ser decidido logo no início de contratar o local.

Um casamento para estar completo precisa ter uma boa refeição, degustada e aprovada pelos noivos. Não erre nesse item tão importante do seu casamento, acompanhe algumas dicas para te ajudar a escolher o buffet ideal.

Assim como tudo no casamento, o buffet ideal precisa ter a cara dos noivos e da cerimonia. Levando em consideração o estilo, horário e infraestrutura do espaço do casamento.

Casamentos clássicos combinam mais com um jantar tradicional empratado. Para os temáticos, podem ir bem com o um coquetel de finger foods. Para eventos ao final da noite comidas mais pesadas como massas e carnes vermelhas, combinam bem. Almoço pode ter comidas mais leves, como por exemplo, peixe, frango, saladas e bebidas refrescantes.

Agora vamos as dicas de como ter um buffet perfeito para o seu casamento, elogiado e bem lembrado por todos os convidados:

TIPO DE BUFFET

O serviço de buffet mais adequado é aquele que se encaixa no estilo do casamento e no orçamento dos noivos. São três os serviços mais requisitados:

Coquetel:

O coquetel pode ser servido sozinho ou anteceder um jantar ou almoço. Pode ser no estilo volante, servidos por garçons em pé ou fixo, servidos em mesas pelo salão.  Uma opção simples, prática e dispensamos talheres, servindo finger foods, sopas, queijos e frios.

Self-service:
Nesse tipo de serviço, os convidados se dirigem ao local onde ficam os pratos do cardápio e pode se servir sozinhos e à vontade de seus pratos prediletos. É uma boa opção para brunchs, almoços e jantares. Praticamente todo o tipo de alimentos pode ser servido dessa forma, como pães, carnes e saladas.

Empratado:

Adequado especialmente para os casamentos sofisticados, como aqueles que terão um jantar, no serviço empratado, a refeição é levada à mesa a cada um dos convidados pelo garçom, como ocorre nos restaurantes. Os pratos servidos costumam ser mais requintados, com caviar, camarão e pato.

CALCULE O NÚMERO DE CONVIDADOS

A quantidade de convidados é determinante para os fornecedores, que precisam se organizar para que não haja falta nem excesso de alimentos e bebidas.

Os buffets trabalham sempre com um número mínimo e máximo de convidados, já incluindo 15% de excedente para atender a todos. Havendo ainda mais pessoas, pode ser necessário pagar uma taxa extra para atender a todos. Se o buffet não for capaz de atender o número máximo dos seus convidados, o mais indicado é não fechar contrato com essa empresa.  

CONFIRA OS DETALHES DO CONTRATO

De extrema importância os noivos estarem atentos a cada cláusula do contrato, inclua o que achar necessário, faça todas as perguntas, e não fique com dúvidas em relação a nada.

O contrato deve detalhar todos os pratos que serão servidos, além de informações sobre sobremesa, café, petit fours e bebidas e, ainda, o número de garçons, as louças, guardanapos e talheres que serão utilizados.

As bebidas não alcoólicas costumam estar inclusas no contrato do buffet. Caso você opte por incluir as bebidas alcoólicas com o mesmo buffet, elas geralmente estarão num orçamento à parte, elaborado por profissionais especializados para orientar o casal sobre as melhores opções, quantidade e valores.  

PEÇA REFERÊNCIAS

A opinião dos noivos é sempre a mais importante, porém, é recomendado buscar referências e descobrir a experiência de outros casais que já testaram o serviço antes de fechar o contrato. Solicite ao buffet indicação de ex-clientes, mas não deixe de fazer uma busca na internet sobre a qualidade e competência do serviço.

Converse também com familiares e amigos, principalmente aqueles que realizaram algum tipo de evento recentemente, para saber as impressões que tiveram durante o contato com o fornecedor.

FAÇA UMA DEGUSTAÇÃO

Para confirmar se a refeição servida pelo buffet atende às expectativas dos noivos, é preciso fazer uma degustação. A degustação é a oportunidade que o casal tem para provar o máximo de pratos e então selecionar aqueles que desejam, conforme o perfil e o horário do seu casamento.

Confira a qualidade do sabor e da apresentação das opções que estão sendo servidas e busque criar um menu diversificado para agradar a maioria dos paladares. Para se recordar de tudo o que provou e tomar a decisão, o casal pode fazer anotações e tirar fotos.

COMMENTS
YOUR COMMENT

NAME
EMAIL
WEBSITE
COMMENT

next one

7 Perguntas e respostas sobre a cerimonia do casamento