O tempo passa rápido demais, parece que foi ontem que chegamos em Aveiro com aquele tempo meio cinza, com muito vento e com pessoas que falavam outra língua.

Sim, o português daqui é muito diferente do português que falamos no Brasil, muita coisa na verdade é bem diferente. As pessoas acham que é igual, fácil de se comunicar por ser “a mesma língua”, mas não é nada assim. Hoje vou comentar sobre pequenas diferenças que mais sinto por aqui.

_FM11419

Putos e miúdo (crianças)

Sim, putos e eu sempre acho muito estranho essa historia de chamar as crianças de putos, miúdos até que vai, mas puto eu achei muito feio.

Portagens (pedágios)

Ok, aqui só muda o nome e esta de boa. Além da “Via Verde” que seria o “Sem parar” do Brasil, exatamente igual.

Telemóvel (celular)

E além desse nome engraçado tem a abreviação TLM, eu não entendia o que significava. 

Fixe (legal)

Essa a gente ouve o tempo todo, tudo aqui é fixe, fixe para todo lado. As vezes substituem o fixe por cool, do inglês, mas esse são os jovens. Além disso tem a variável de “Buenasfixe” que significa MUITO legal.

Giro/gira (bonito)

Giro para elogiar o homem e gira para mulher. Seja aparência, roupa ou qualquer coisa que achem bonito é giro/a. 

Autocarro (onibus) e Comboio (metro)

Para mim andou no trilho é metro ou trem, não consigo chamar de comboio, e quando eu falo trem ou metro os portugueses sempre entendem, vai entender.

Gasóleo (disel)

Esse nome as vezes me confunde, muito parecido com gasolina, então na hora de abastecer eu fico de olho para não errar. Abastecer errado pode fundir o motor.

Ganga (calça)

Eu não sei porque tem esse nome engraçado, mas todas as calças e as jeans, eles chamam de ganga. Eu falo calça e todos entendem.

Muitos velhos e fumantes

Muitos mesmo, o lugar com mais velhos no mundo com toda certeza é aqui. Vemos velhos o tempo todo em todos os lugares e eles infelizmente também morrem o tempo todo. Em alguns lugares colocam semanalmente o as pessoas que morreram, onde moravam e onde será sepultado o corpo. Fumantes combinam muito com velhos, então ambos tem muito.

Sem senso de humor

Tirando alguns jovens, na sua grande maioria, n i n g u é m entende as piadas, seja as mais básicas até as mais elaboradas. Ficamos sempre com cara de bobos porque eles não entendem e nem dão risada.

Pessimismo e reclamam

Pesquisas apontaram que o português é o povo que mais reclama no mundo e isso automaticamente acompanha o pessimismo. Esse eu acho que é um dos pontos mais chatos do povo daqui. Tudo reclama, se esta frio, se esta calor, se comeu ou se esta com fome. Eu fico me policiando para não acabar sendo assim, pois acho isso muito feio e ruim.

Não entendem meu nome

Renata parece nome de outro mundo, até hoje ninguém entendeu meu nome de primeira, isso que eu me apresento falando devagar e com clareza. O jeito dizer E aqui é bem diferente, por isso eles não entendem bem meu nome. Aqui não é LEITI como falamos em Curitiba, aqui eles falam LEITE o é tem som de E. Felipe mesma coisa, mesmo mostrando o documento, sempre escrevem Filipe com I, esse já nos acostumamos.

Falam muito rápido

Tudo bem que eu também falo meio rápido as vezes, mas eles no dia a dia falam muito rápido. No inicio eu ficava achando que falavam outro idioma MESMO, eu não entendia quase nada. Ouvindo com muita concentração era difícil, hoje já flui melhor e eu entendo, com um pequeno “delay” mas entendo.

Nos chamam de estrangeiro

Quando veem que eu não falo o bom dia igual ao deles, já percebem que não sou daqui e falam que eu falo estrangeiro ou que sou estrangeira. O carioca falando aqui o português entende muito melhor, pois o X no final das palavras são bem parecidos. 

Consumem muito a cultura do Brasil

Música brasileira, novelas então nem se fala. Eles consomem muito a cultura brasileira e eu acredito que por conta disso eles nos entendem muito bem quando falamos, mesmo não sendo a mesma palavras eles sabem o que significa.

Para eles Brasil é futebol, samba e lugar com favela

Volte e meia perguntavam se eu morava na favela e eu achava engraçado, porque para eu nunca morei nem perto de favela e Curitiba, quase não tinha favela, se formos comparar com Rio de Janeiro e Salvador, pois as novelas mostram mais isso. Dai eu explico para eles que certas capitais tem mais e outras tem menos favelas, mas que o Brasil tem muito lugares bonitos. Hahahahaha é engraçado e triste eles pensarem assim, mas assim que é passado a imagem do Brasil. Perguntam também qual time eu torço e se eu sei sambar, hahahahaha até parece. Detesto samba e afins, futebol para mim é só copa e olha lá. Explico também eu no Sul, onde eu morava não há carnaval.

Não se ganha muito aqui

O menor salário (ou ordenado, como dizem aqui) da Europa é o de Portugal e isso é visível para todos que moram aqui. Fazendo com que os jovens terminem o ensino ou universidade e vão para outros países. Portugal ao meu ver vive do turismo, principalmente no verão, pois aqui vem turistas do mundo todo e vive também dos imigrantes, principalmente os brasileiros. Aqui é o lugar onde mais tem brasileiros, de todos que já fui.

Escandaloso, fala alto

Não gosto de gente muito escandalosa, que fala alto ou grita e português é assim, eu respeito porque é cultura, não é geral, mas existe.

Não conhecem muito além do próprio país

As pessoas que conheci que moram aqui, vivem sempre aqui e muitas vezes não conhecem outros países nem próximos nem distantes, muitas vezes não conhecem bem nem o próprio país. Eu acho estranho porque é tudo tão perto e barato de viajar e conhecer novos lugares e novos continentes, Marrocos fica aqui perto, no Sul de Portugal. 

Falam yeah e palavras em inglês

Os jovens sabem falar inglês na sua maioria, falam bem pois aprendem na escola desde pequenos, não é o inglês que aprendemos no Brasil quando pequenos, eles falam fluentemente. Isso eu valorizo muito e acho muito legal.

São muito patriota

Todo lugar, toda esquina tem um bandeira de Portugal. As casas antigas tem um azulejo na fachada da casa (coisa muito brega e feia) que colocam imagens, textos e bandeiras do lugar onde nasceram, as vezes vejo bandeira de Portugal e Estados Unidos e de outros países. Na copa eu fiquei assustada em como torcem, como vestem a camisa, pintam a cara, o corpo, vestem a bandeira e é bonito de ver viu.

Cristiano Ronaldo é cara aqui

Falando em futebol, assim como Neymar, Cristiano Ronaldo esta em todas as propagandas, lojas de esportes e etc. E dizem que Portugal jogou melhor que o Brasil nessa copa, não vou saber dizer sobre isso porque não assisti todos os jogos.

Tudo tem cartão fidelidade

Mercado, loja de roupa, loja de mala, loja de meia, TUDO eles fazem cartão fidelidade, gratuito e que acumula pontos que podem se transformam em desconto na próxima compra, mas são descontos mesmo. 

As moedas rendem muito

Além de serem pesadas, elas rendem muito. Acho que já falei que o poder de compra aqui é absurdamente maior em muito sentidos. 1 euro você compra muita coisa, isso é maravilhoso e agora já estou acostumada. Guarde toda moeda, porque um café custa em média 65 centimos. Gastando 50 euros no mercado, acumula 5 euros na próxima compra ou no abastecimento do posto conveniado do mercado. Fora os cupons do mercado que a cada 20 euros você ganha desconto de 5 euros na compra.

Sacolas são pagas a parte

No inicio eu saia na rua com as compras tudo na mão, com tudo quase caindo. Agora sempre levamos sacolas e tem sacolas no mercado. Sacolas são pagas em todos os lugares, vai de 15 centimos até 50 centimos por sacola.

Não olham a aparência

Esse tópico é meio que geral na Europa, as pessoas não estão nem aí para a roupa que você esta usando, se tem roupa com marca, se tem um carro do ano ou não, se esta bem ou mal arrumado. Essa cultura do menos é mais já estamos inseridos nessa cultura que, particularmente, acho muito legal e apoio totalmente. Viva as pessoas e não as coisas.

Mulheres não são vaidosas

As vezes eu acho que sou muito a louca dos cremes, dos produtos de beleza. Juro para você que se eu for agora passear na rua ou no shopping, eu posso contar nos dedos as pessoas com maquiagem ou com um simples batom. Mulheres não tem muita vaidade, e aqui temos acesso aos melhores produtos de beleza do mundo por um preço bem acessível. As meninas que tenho contato, elas sempre me elogiam, a roupa, o batom, o cabelo e etc, isso que eu mudei muito o jeito de vestir e de ser aqui, muito mais básica e de boas (mas não consigo ser tão desencanada para certas coisas).

Alguns são preconceituoso com brasileiros e imigrantes geral

Na grande maioria os portugueses AMAM os brasileiros, gostam do jeito que falamos, das musicas (muito ruins) que temos no Brasil, maaaaas as vezes sentimos um preconceito por parte de algumas pessoas. Isso é ruim e certamente nós que passamos essa lado de que brasileiro engana, passa os outros para trás e quem não é assim paga a conta junto. Injusto? Sim. Real? Sim. Mas a vida vai indo.

Tem rixa com a Espanha

Falar em tirar as férias na Espanha? Nem pensar, eles vão para a Ilha da Madeira, mas não vão para a Espanha conhecer e passear. Acho engraçado, é quase igual Brasil e Argentina, quer dizer, é igual. Apesar que vi muitos espanhóis aqui nesse verão, talvez seja mais o português que tenha esse preconceito, não sei dizer.

Lembrando que esse é o meu ponto de vista, que não estou generalizando e que gosto muito do país que me acolheu. Afinal aqui é o meu novo lar, sou agradecida, não gosto de muitas coisas e jeitos dos portugueses, mas ao mesmo tempo tem muita gente fixe, hahaha. Acredito que Portugal tem muito para crescer e evoluir, como muitos países ainda precisam. 

Share this story

COMMENTS Expand -
ADD A COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado.