12 Dicas Essenciais Sobre Maternidade

12 Dicas Essenciais Sobre Maternidade

MATERNIDADE

1/8/20256 min read

Já ouviu a famosa frase “quando o bebê nasce, também nasce uma mãe''?
É uma grande verdade, pois na maternidade aprendemos muitas coisas sozinha e nosso instinto fica muito mais aflorado. Mas ter dicas sobre maternidade nunca é demais, então reuni uma série de informações essenciais para a mãe de primeira viagem que está próxima de enfrentar os novos desafios da maternidade e se sentir mais preparada. Elas com certeza farão a diferença em sua nova jornada.

1. Planeje o parto e a maternidade

Durante o parto, imprevistos podem ocorrer e alterar o que você havia planejado. O parto em si é uma das etapas da maternidade de maior preocupação da mãe de primeira viagem. Contudo, estudar e planejar o parto e até mesmo escolher a maternidade em que você terá o bebê é algo que permite ficar mais tranquila e se preparar para qualquer imprevisto.

Esse evento de grande importância merece um planejamento especial, que deve ser feito junto ao obstetra e até mesmo com o apoio de outras pessoas como uma doula, por exemplo.

A primeira coisa a decidir é o tipo de parto e se será humanizado, natural, entre outras características. No plano de parto é importante definir se haverá analgesia, quem será o acompanhante, se haverá doula, a posição escolhida para dar a luz, se haverá música no ambiente, entre outras coisas. Pretendo fazer um post só sobre esse assunto de Plano de Parto.

Outra coisa muito importante é visitar a maternidade. Isso deixará você mais tranquila, pois você já conhecerá o ambiente, os profissionais que ali trabalham e a infraestrutura do lugar.

2. Faça uma lista do que precisa comprar

A primeira dica de ouro é não sair comprando tudo o que vê pela frente, mesmo que o enxoval do bebê seja algo muito empolgante. Neste texto, listamos o que você definitivamente precisa comprar em termos de roupas, acessórios e produtos de higiene. Certos itens podem ficar para depois, como brinquedos para crianças mais velhas e pratos, talheres e copos para o bebê.

Vá comprando aos pouquinhos de acordo com seu orçamento, mas tente fazer as compras até o início do semestre final da gestação. Assim, se o bebê vier antes, você estará preparada. Além disso, nos últimos meses você estará mais cansada e ansiosa, portanto se planeje para estar mais livre.

3. Descanse muito antes do parto

Todo mundo está falando para você aproveitar a gravidez para descansar? Essa é uma sugestão muito boa, então realmente aproveite. Eu fiquei somente cuidando do enxoval desde os 5 meses de gestação e repouso nos 2 últimos meses. Principalmente nas últimas semanas antes do parto, aproveite para descansar e concentrar suas energias para o trabalho de parto. Além disso, você precisará dessas energias para cuidar do bebê nas primeiras semanas, que são as mais cansativas.

4. Aceite ajuda sempre que precisar

Você como mãe de primeira viagem deve estar ansiosa para fazer tudo sozinha, como trocar as fraldas, amamentar, dar banho, acalmar o choro e ainda cuidar da casa. Mas saiba que tudo isso é muito cansativo e logo você estará esgotada. Então não tenha medo ou receio de pedir ajuda, seja para seu companheiro, mãe, irmã, sogra, cunhada ou até a melhor amiga. Ajuda nos primeiros dias são sempre bem vinda, esteja aberta a isso.

5. Busque informações sobre a amamentação

Amamentar é uma dádiva, mas também é cansativo e, às vezes, frustrante. No começo, você e o bebê poderão ter dificuldades para se adaptar à prática. Por isso, procure informações sobre como amamentar e quais problemas podem surgir. O seu médico ou uma doula podem ajudar, assim como os enfermeiros que te atendem no pré-natal ou na maternidade.

6. Não se desespere com o choro do bebê

O chorinho do bebê provavelmente irá te preocupar no início. Mas lembre-se de que chorar é a ferramenta do pequeno para se comunicar com você e ele vai fazer uso dela todos os dias e muitas vezes ao dia. Aos poucos, você aprenderá a identificar se ele está com fome, se precisa ser trocado, se está irritado ou incomodado – enquanto isso, muita paciência! Para a mãe de primeira viagem, é fundamental não se desesperar quando o bebê estiver chorando, pois ele também está aprendendo que o choro é sua forma de comunicação. Às vezes ele só está se sentindo inseguro e com saudade do útero.

7. Reserve dinheiro para imprevistos

Após ter filhos a cultura de ter uma reserva financeira se torna ainda mais importante. Pode ser necessário uma consulta que seu plano de saúde não cobre, exame, vacina e esse tipo de situação pode acontecer com frequência, por isso estar preparado para isso desde a gravidez é uma muito bom.

8. Coloque o bebê para dormir quando ele demonstrar sono

O sono do bebê é um assunto que rende muito, mas o mais importante é aprender que quanto mais cansado está o bebê, mais difícil é para ele dormir. Então, quando ele demonstrar sono, não espere até que ele fique mais cansado. Coloque o bebê para dormir nos primeiros sinais de sono e você perceberá o quanto será mais fácil passar por esse desafio.

9. Aproveite o sono do bebê para dormir sempre que puder

Esse é um conselho de mães experientes. Se você é mãe de primeira viagem, não fique com vergonha ou receio de dormir várias vezes durante o dia. Isso contribuirá para sua saúde, para a produção de leite, para o seu descanso e várias outras coisas.

Sempre que o bebê dormir e você estiver cansada, aproveite para tirar aquele cochilo e renovar suas energias. Assim você estará menos cansada para cuidar do seu bebê.

10. Se prepare para lidar com as temidas cólicas do bebê

Se tem uma coisa que deixa toda mãe aflita é o choro de cólica do bebê. As cólicas começam por volta do 2º ao 3º mês de vida e causam muita dor e sofrimento no bebê. Por isso, se você aprender a lidar com as cólicas será mais fácil passar por essa etapa.

As dicas são: aprenda massagens para aliviar a cólica do bebê, tenha sempre uma compressa morna, coloque o bebê em uma posição confortável, converse com o pediatra sobre os melhores remédios para aliviar a cólica do bebê.

11. Passeie em família quando puder e quiser

Após o primeiro mês de vida, o bebê já está liberado para os passeios em família com os cuidados necessários. Isso significa que você não precisa ficar trancada com o bebê dentro de casa se sentindo isolada, fora de contexto e sem saber mais o que é passeio.

Pelo contrário, os primeiros meses do bebê são os melhores para passear, pois eles dormem o tempo todo e quase não dão trabalho. Por isso, aproveite para fazer passeios leves, tomar vitamina D e visitar aqueles que estão sempre do seu lado, isso fará muito bem ao bebê e principalmente para a mamãe.

12. Divida as tarefas e cuidados com o pai do bebê

Hoje em dia ainda há muitas mulheres que trabalham e cuidam do lar sozinhas. Após ter o bebê, essas mulheres têm que lidar com as tarefas domésticas e cuidados com a criança. Esse é um grande problema que levará ao desgaste mãe de primeira viagem.

Sendo assim, divida as tarefas domésticas e os cuidados com seu parceiro. Afinal, vocês moram juntos e têm um filho juntos. Isso significa que todas essas atividades precisam ser feitas juntos. Faça isso e você perceberá como as coisas ficarão muito mais fáceis.

E para fechar essas 12 dicas, quero que lembre-se todos os dias de que cada bebê é único e se desenvolve no próprio ritmo. Não importa se o filho da vizinha é mais gordinho ou que a filha da amiga já balbucia "mamãe" aos seis meses. Desde que você faça as consultas regulares ao pediatra e se certifique de que a saúde do seu filho vai bem, fique em paz e curta cada dia, porque o tempo passa rápido. Aliás, uma dica de lambuja: aproveite todas as fases e não fique ansiosa pela próxima etapa. Depois você vai sentir saudade de cada dia que passou.

Essas são as 12 dicas de uma mãe para outra mãe de primeira viagem. Se você já é mãe, deixe nos comentários suas dicas de maternidade para as mamãe de primeira viagem. E se essa é a sua primeira vez na maternidade, conte quais são suas dúvidas e eu tentarei te ajudar da melhor forma.