Paris, Paris, como eu amo essa cidade. Como sonhei em conhecer essa cidade. Mas vamos ao que interessa. Além de ser uma cidade cituada na França, que é um país de primeiro mundo, com arquitetura admirável, existem muitos fatos curiosos que quero compartilhar. Algo que nos chamou muito a atenção já de início, foi a simplicidade dos europeus, eles são organizados, fazem tudo com antecedência. Não ficam trocando de carro todo ano, o que estiver levando eles para onde precisam, esta bom. Aqui no Brasil as pessoas se preocupam muito em ostentar as coisas que tem, se exibir e isso é horrível. Lá cada um cuida do que é seu, priorizando muito mais viajar com a família do que comprar coisas materiais e exibi-las. É uma mentalidade totalmente diferente e da qual eu amei e vou praticar. Afinal sempre achei que no meu interior eu sou européia, hahahaha.

[1] Arquitetura

Anna-Joao-Ensaio-Paris-0187

É realmente uma cidade LINDA, a arquitetura é incrível, tudo muito organizado e visualmente limpo, com muitas áreas verdes. Aquelas sacadinhas lindas por todos os lados, muito verde e cores de prédios em tons de branco, bege, preto e cinza.

[2] Diversidade cultural

IMG_2407

Muita gente de todo canto do mundo, em especial: africanos, orientais e muçulmanos. Estavam por toda parte e as pessoas não estão nem aí para a roupa que você esta vestindo, cada um vive sua vida tranquilamente. Diga-se de passagem que os franceses não gostam muito de muçulmanos. Existem muitos portugueses lá e são todos uns amores.

[3] Franceses nada cheirosos

Anna-Joao-Ensaio-Paris-0149

Sim, aquela história que os franceses não são cheirosos, é verdadeira. É triste viu, se você pegar um metro, além de não ter muitas janelas, mistura o cheiro de todos ali dentro… olha é complicado. Quando eu via uma pessoa cheirosa, olhava de novo e era turista. Pelo que eu perguntei é algo cultural, tomar banho poucas vezes na semana, não trocar de camisa durante a semana toda. Estranho para nós brasileiros que somos limpos e cheirosos, mas é isso aí. O bom mesmo é que nos lugares que ficamos, as pessoas que conhecemos, tanto franceses como brasileiros que moram lá, todos eram limpos e cheirosos, graças a Deus hahaha.

[4] Xixi por todo lado

Em todo lugar público tinha “água” no chão, e nos informaram para nunca pisar nessa “água”, pois era xixi. Muitas ruas fedem a xixi, é bem ruim mas é verdade. Paris não tem banheiros públicos, acredito que seja por isso do xixi na rua, não que isso justifique. O banheiro deles é o Mc Donald’s, eles entram só para fazer seu xixi e vão embora. Isso porque a maioria dos banheiro, inclusive de shoppings, são todos pagos.

[5] Transporte público

Se existe algo que funciona muito bem é o transporte público. O valor é ok, se você compra com antecedência, o preço fica melhor ainda. O transporte é todo integrado, com o mesmo ticket você vai de metro, de ônibus e de trem. Eles são pontuais, em toda plataforma existem tempo do próximo metro, e ele vem exatamente na hora, fiquei meio impressionada no início.

[6] Franceses mal educados

Isso é mito. Na verdade existe uma ‘manha’, se você fala primeiro um bonjur, continua com o inglês e finaliza com um merci, eles te respondem tranquilamente. Eles são educados sim, mas você também precisa ser. Os franceses de nascença, são mais fechados e na deles, tipo o curitibano né, então me senti em casa, tirando o idioma.

[7] Férias em Paris

Pensa em um lugar lotado, minha impressão foi que a Europa toda tira férias em Paris. Era verão, calor, férias, eurocopa então pense num lugar extremamente cheio. Todos os pontos turísticos lotados, filas enormes e nesse caso muitos policiais, por conta do atentado.

[8] Brasileiros por la

Encontrei pouquíssimos brasileiros, contando foram 3 ou 4 vezes. Todo mundo fala que existem muitos, mas não vi. Talvez se eu morasse lá, ou ficasse mais tempo encontraria sim muitos.

[9] Nada de vaidade

Francesas não são muito vaidosas, apesar de estarem no centro dos melhores cosméticos, maquiagens e afins, elas não usam muito. E lá se a mulher se arruma demais, maquiagem demais, elas são confundidas com as prostitutas. É algo cultural novamente. Porém são lindas e magras. As gordinhas e gordinhos que vi, eram todos turistas, hahahaha, verdade.

[10] Qualidade de vida e segurança

A qualidade de vida e segurança é notável desde a primeira vez que você pisa na cidade. Isso que fui um dia depois do atentado (como já contei). Tinha muitos policiais por toda a França, mas me senti muito segura o tempo todo. Algo que é curioso e comum lá é você abrir sua bolsa, mochila ao entrar nas lojas. Sempre tem um segurança forte e alto e você só pode entrar se ele ver sua bolsa, as vezes eles passam aquelas coisas que vê se você tem algo de metal e se ele perguntar para ver algo específico, você tem que mostrar (se não mostrar você pode ser preso).

Na verdade existem muitos fatos sobre Paris, esses foram os mais gritantes ao meu ver, logo que chegamos. Vemos muito mais o ponto positivos que negativos, mas sabemos que toda cidade tem isso. Algo que eu esqueci de falar acima, é que a torre é beeemmm maior do que eu pensava que era.
Resumindo, Paris é linda e vale muito a pena você visitar a cidade. Veja algumas fotos que tiramos por lá.

Anna-Joao-Ensaio-Paris-0271Anna-Joao-Ensaio-Paris-0249Anna-Joao-Ensaio-Paris-0157Anna-Joao-Ensaio-Paris-0134Anna-Joao-Ensaio-Paris-0133Casal Original FotografiaIMG_2409IMG_2408

Acompanhe nosso trabalho de fotografia em Portugal e no mundo todo Casal Original.

Share this story

COMMENTS Expand -
ADD A COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado.